PROJETO FERNANDO PESSOA
A questão da heteronímia
Fernando Pessoa tem como principal característica a heteronímia, tendo como seus principais heterónimos: Alberto Cairo, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
A heteronímia consiste na utilização de diferentes nomes para diferentes personalidades, normalmente com biografia e uma visão específica do mundo, criadas por Pessoa.
Pessoa tenta explicar a génese desta sua heteronímia numa carta a Adolfo Casais Monteiro, datada de 13 de janeiro de 1935, na qual afirma:
"Passo agora a responder à sua pergunta sobre a génese dos meus heterónimos. Vou ver se consigo responder-lhe completamente. Começo pela parte psiquiátrica. A origem dos meus heterónimos é o fundo traço de histeria que existe em mim. Não sei se sou simplesmente histérico, se sou, mais propriamente, um histero-neurasténico. Tendo para esta segunda hipótese, porque há em mim fenómenos de abulia que a histeria, propriamente dita, não enquadra no registro dos seus sintomas. Seja como for, a origem mental dos meus heterónimos está na minha tendência orgânica e constante para a despersonalização e para a simulação. [...]"